Aquecimento Solar

Entre em contato com a Conquista Solar.

Temos uma equipe preparada para te atender.

Economia, cuidado com o meio ambiente e um aproveitamento consciente dos recursos naturais são alguns dos principais benefícios originados pelo sistema de aquecimento solar de água. A instalação do sistema de aquecimento solar térmico, seja para uso residencial comercial ou industrial, traz uma série de vantagens a curto, médio e longo prazos.

O QUE É O AQUECIMENTO SOLAR?

 

Os aquecedores solares funcionam com a energia e o calor gerados pela luz do sol. O Brasil é um país tropical, e aqui temos uma considerável incidência de raios solares durante todo o ano, permitindo que a energia solar seja aproveitada de forma eficaz para o aquecimento da água.

Em períodos longos de dias nublados ou em momentos de uso intenso da água armazenada, o sistema auxiliar de aquecimento é acionado, garantindo água quente o tempo todo.

 

O QUE É O AQUECEDOR SOLAR?

 

aquecedor solar constitui-se de um sistema em que são instaladas placas de aquecimento solar metálicas no topo das edificações. Essas placas, chamadas coletores solares, são produzidas em alumínio ou cobre e recebem a cobertura de uma tinta especial que auxilia na absorção máxima da radiação solar. As placas então captam a radiação, transferindo-a para a água que circula nas tubulações de cobre de um reservatório térmico. Então, a água segue para o reservatório.

Este local de armazenamento, chamado de boiler, reservatório ou tanque, mantém a água sempre quente, o que permite seu uso a qualquer momento, mesmo nos horários em que não há a incidência de raios solares. O reservatório é abastecido pela caixa d´água do local, sendo também possível a utilização de reservatórios de diversas capacidades de armazenamento.

Os boilers são cilindros fabricados em materiais como inox, cobre ou polipropileno. O isolamento térmico é feito com poliuretano expandido sem CFC, material que respeita a camada de ozônio. A norma que regulamenta a instalação do aquecimento solar para chuveiro é a ABNT NBR 15569.

 

AQUECEDOR SOLAR PARA CHUVEIRO E PISCINA

 

aquecedor solar para chuveiro utiliza o mecanismo do boiler. Nele, a água é transportada por uma bomba através da tubulação até o reservatório térmico que a mantém aquecida. De lá segue para os pontos de consumo, como o chuveiro ou as torneiras da casa ou da empresa.

No aquecedor solar para piscina utiliza-se um sistema composto por um conjunto de placas solares interligadas a uma bomba de circulação de água. Um dispositivo controlador detecta a diferença de temperatura e aciona a bomba, fazendo circular a água da piscina. As placas do aquecedor solar para piscina absorvem o calor do sol e aquecem a água.

Existe também o aquecimento de piscina com bombeamento de calor. Neste sistema, o calor do ar é extraído pela bomba de calor e transferido para a piscina. É ideal para dias nublados ou mais frios, ou para quem precisa da piscina aquecida o ano todo. Se trata de uma solução de energia renovável, e torna-se mais econômica ainda se utilizada em conjunto com um aquecedor solar.

Open chat
1
Olá 👋
Podemos te ajudar?